13 de maio de 2010

"Danilo Gentili "se queixa da patrulha do humor, e acha que a sua carreira tem vida curta


A comédia é do mal". Por esta frase, proferida pelo comediante e repórter do CQC Danilo Gentili na entrevista a seguir, dá para perceber que seu gênero de comédia não é a de riso fácil. Apreciador da comédia de opinião, dá a si próprio o prazo de dois anos para continuar na mídia devido ao teor altamente ácido de sua piadas. No bate-papo a seguir, ele fala sobre o programa e de seus projetos pessoais.

Agência Anhanguera de Notícias - No seu blog você faz uma dura crítica às celebridades, comediantes e políticos. Você acha que falta liberdade de expressão no País, que ainda existe censura?

Danilo Gentili - Não falta liberdade não. É gente c... regra. É isso. É muito desespero por mostrar que é engajado. Brasileiro tem um engajamento superficial. E aí eles têm desespero em mostrar o que são, então começam a combater piadinhas, para mostrar que são corretos. É mais burrice mesmo do que censura. É uma censura branca. Não é censura do governo, é a turminha do bem que faz um patrulhamento. É uma censura que funciona com pressão. Não é que o governo vá te censurar. As pessoas começam a censurar o que você fala para você não falar o que pensa. Assim você pensa: "Não vou falar nada porque os artistas vão chiar".

Pensando por esse lado da liberdade de expressão, você preferia ser comediante americano?

Eu queria ser inglês, americano... porque eu pego tudo que eu cresci vendo: comédia inglesa, americana, filme, seriado. Para mim, a verdadeira comédia é essa, que os caras faziam nos anos 70 do Bill Cosby, Lenny (Bruce), George Carlin.

Você está tentando achar um espaço no Brasil para conseguir fazer essa comédia de opinião? Você queria conseguir fazer isso aqui?

Não é que eu esteja tentando achar um espaço. Eu faço o que para mim, naturalmente é engraçado. Eu não fico pensando "ah, eu vou escrever isso aqui porque isso aqui é mau". Não. Eu escrevo o que eu acho que vai ser engraçado.

Está mais fácil ser politicamente incorreto hoje em dia, já que o mundo está tão chato?

Está mais difícil se manter, eu acho. Eu acho que daqui uns dois anos eu vou ficar de boicote em boicote até sumir. É verdade.

Mas você pode ser cartunista... Fez algumas charges pra revista Mad, né?

Eu fazia no ano passado, mas eu parei de fazer porque não dava mais. A própria Mad está chata.

E o CQC, está chato?

O CQC eu acho que tem que melhorar. Não está bom para mim. Não está nada bom.

O que você acha que tem de errado?

É um monte de coisa, entendeu? O Rafinha saiu do Proteste Já e eu tive que sair das matérias de política e fui fazer matérias na rua, só que eu dei azar porque os Proteste Já que eu peguei não tiveram conflito, não foram casos graves, onde eu pudesse confrontar ninguém e acabou ficando fraco. E eu fico sem tempo de fazer matéria na rua, de fazer piada. Não tem nada demais acontecendo.

Você tem projetos em literatura. Conte quais são.

Tem um livro infantil que eu escrevi só que eu não sei se é o próximo da fila porque eu acho que eu vou lançar um outro esse ano relacionado à eleição e política, na época das eleições.

Você assiste a Zorra Total?

Não, não. Eu acho muito ruim. É ruim pra mim. Mas para a maioria dos brasileiros é do c.... porque olha o ibope.

Um comentário:

  1. Vc não existe!!!! Mostra um defeito, pelo amor de Deussssss!!!!!
    Eu suplico!!!

    ResponderExcluir